Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

HISTÓRIA NO JAZZ (Olavo Carneiro Jr)


Só par reforçar, muita gente pensa que o jazz é um gênero musical que surgiu na África sob a batuta de negros. Ledo engano e falta de informações. 

O que viria a ser denominado jazz, surgiu na segunda metade do século XIX nos Estados Unidos por grupos de trabalhadores eslavos que se encontravam nas tabernas à noite​ para tocar pianola e dançar. Essa mistura de operatas, dança e diversão denominou-se Ragtime. Na passagem para o século XX, um jovem cornetista (branco), Bix Beiderbecke, natural de Davenport criou o primeiro estilo de jazz que veio a se chamar Dixland. Até hoje não se chegou a um consenso sobre o nome Dixland. 

Depois disso, os trabalhadores dos portos de New Orleans (entre eles, brancos e negros) e que criaram o estilo chamado New Orleans que foi o primeiro contato do negro com o Jazz.

A África só veio a conhecer o estilo quando Dizzy Gillespie lá esteve na década de 40 para fazer pesquisas sobre instrumentos percussivos.

Evidentemente que durante o século XX a contribuição dos negros é inquestionável e provavelmente o Jazz não seria o que é hoje sem a contribuição deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário