Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

KRAUT ROCK ( Progressivo Alemão anos 70)

                              KRAUT ROCK



O Kraut Rock seria básicamente o rock experimental e progressivo produzido a partir de 1966 na Alemanha.
Pesado, lisérgico e muito ousado, tinha sua particularidade na instrumentação rica em sintetizadores, efeitos eletrônicos, ruídos,muito inspirados na Escola de Stockhausen.
A frase abaixo cita um momento inicial do movimento, com os ingleses “estranhando” o som alemão e tirando um sarro.
Mas logo posteriormente, o Kraut Rock viraria uma tormenta, um furacão experimental avassalador que varreu finais dos anos 60 e adentrou furiosamente os 70 ,consagrando a Alemanha como um dos principais líderes do Rock experimental mundial.Bandas como o próprio Eloy, Amon Düül II, Grobschnitt, Novalis, Can, Guru Guru, Embryo, Tangerine Dream, Kraftwerk,Ash Ra Tepmle, e Klaus Schulze hoje são cultuados como deuses ,obras primas imperdíveis que ainda soam no futuro.

“Lembro um grupo chamado Eloy que era apenas uma piada entre os  fissurados em rock na época londrina e jornalistas alemães. Lembro-me de outra banda, Fausto, que nunca foi popular ou amplamente conhecida na Alemanha, porque era uma invenção de um jornalista de fóra, um produto da promoção, mas não um verdadeiro expoente musical(??)
Frase de Klaus D. Müller ( Produtor do Klaus Schulze, Agitation Free,Tangerine Dream e Ash Ra Temple)”


“Em 1976  o público que não estava muito interessado em Can. Afinal de contas, mais ou menos na mesma época - meados dos anos setenta a final - concertos com Klaus Schulze ou com Tangerine Dream preenchiam  o segundo maior salão em Berlim ( 6 mil  lugares).”
O que eu considero quase nada em comparação com 200 mil pessoas assistindo Yes, Gênesis ou EL&P na mesma época.
Mas em vista do Kraut Rock ser um estilo “alternativo e muito experimental” um público de 5 mil pessoas é mais que ótimo.Compare em número que  hoje em dia no máximo vão a um Festival de Rock Progressivo umas 500 pessoas!!!

“Tangerine Dream, Klaus Schulze e, claro, Kraftwerk eram os únicos grandes grupos na Alemanha. Ainda no início dos anos noventa, Klaus Schulze e Tangerine Dream foram os únicos que foram mencionados em uma lista Top  de 100 registros britânicos de algum tipo. Lembro-me de todas as muitas revistas francesas que eu costumava folhear durante toda a década de setenta.

Além desses três nomes, (e, por vezes, Ash Ra Tempel) quase nenhuma banda alemã já foi mencionada.(ainda Klaus Müller falando)”

Apesar do pessimismo e falta de informação musical do referido Klaus Muller , o Kraut Rock foi extremamente bem trabalhado, e na Alemanha atingiu um expoente de alto nível, mesmo numa época em que o rock americano e inglês imperavam quase absolutos na mídia.
Vejam que em outros países como o Brasil, Argentina ou mesmo outros países europeus, a cena “rock” se desenvolvia fartamente e criou suas raízes profundas e lendas territoriais em seus respectivos locais.Vide a Itália ou a França com uma produção absurdamente bela e de qualidade neste mesmo período.O que acontece é que os Governos Mundiais não querem “qualidade”,não querem pessoas “pensantes” e neste ínterim, o rock progressivo era um “perigo” ao controle do “gado humano”.Óbviamente vários ditos “repórters” ou “críticos” forma “pagos” para criar polêmica e desacreditar, ridicularizar e detonar a cena experimental e progressiva.
Isto fez e ainda faz parte de um complô mundial para controle humano pelos políticos.Por isto os anos 70 em especial foram “limados” da história progressiva,e ,hoje, se o dito “marketing” ainda insulta o veio musical mais intelectual e experimental do rock,muitos levantam as bandeiras.Muitos sites e blogs, matérias e revistas especializadas, bem como muitos músicos continuam divulgando e fazendo desta arte sua vida.
Que governo gostaria de bandas como a Comunidade Amon Düül que produzia e dava de graça seus LPS nos shows?E divulgava a “liberdade total” de que o Planeta Terra é propriedade não de alguns dementes, mas de toda espécie humana?
O Kraut Rock desapareceu dos anais alemães,e hoje, é uma vaga lembrança na mente e coração de poucos antenados ao estilo.Fóra da Alemanha ,este mesmo Kraut Rock é cultuado em pequenos círculos de musicólogos como um “elixir dos deuses” ,uma música rica, insana, profana, experimental, profunda, densa, e ainda, soando como um futuro que ainda não chegou.
Apesar da falta de cultura e educação da humanidade atual, a Internet continua sendo um grande centro de pesquisa e de fartas referências ao movimento progressivo.O que é história, deverá sempre existir e ser lembrado.Principalmente em se tratando de um marco riquíssimo de um grande momento da música contemporânea do século XX.


Amyr Cantusio Jr (Alpha III Project/Spectro)


Nenhum comentário:

Postar um comentário