Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

SPECTRO 1974

Único registro –gravação de Rock Progressivo da Cidade de Campinas nos anos 70 SPECTRO (1974) Em meados de 1970 ganhei de meu pai minha primeira guitarra "snake"com distorção embutida,semi-acústica(verde metálica!!)Imaginem como foi....Eu já tocava piano erudito há 5 anos, sendo iniciado pela minha mãe que era pianista e professora da Universidade Católica de Campinas(PUCC).Formei minha primeira banda chamada "Arka" com dois vizinhos (Clayton, guitarrista que já faleceu, e Marcos, no baixo e vocal). Compusemos a faixa "Liberdade para os Robôs" que se encontra hoje (letra) no meu primeiro LP do ALPHA III PROJECT(faixa Andrômeda)de 1983. Dissolvemos a banda, após eu ir para uma chácara em Monte Mór (próximo a Campinas) onde uns malucos se reuniam para as noitadas de som e zoeira nesta época,onde conheci outros 2 músicos ( bateria e baixo) Havia um bom equipamento de som lá, um órgão Caribean III (sonzaço!!) e muita energia. Rolou uma Jam entre nós e a coesão foi tão perfeita, que fundamos o "Spectro" naquela noite de 1973. Neste meio tempo, conheci também um grande pianista denominado "Sombra", por causa de sua altura e cabelos compridos,com o qual faturei em 1974 o primeiro lugar no Projeto Guarani (um dos maiores Festivais do Estado de Sampa) com melhor arranjo e música,onde participavam nada menos que Johnny Alf e Itamar Assunção. Daí parti para "jams" com o Spectro, desde 1973 até 1979,com longas noitadas no Rio, São Paulo,cidades vizinhas,festivais, etc... Nosso único registro BOM de estúdio foi feito por Fernando Canabarra (Grupo e Estúdio Sexto Sentido) Campinas, gravado num Gravador de Rolo Teac 2 Canais -1/4 ´pista 15 RPM Stereo. Foram gravadas 5 faixas ( que estão descritas nos documentos anexos)numa única JAM,já que estávamos bem ensaiados.Usamos este equipamento( Arp Strings Farfisa,Farfisa Organ and Synthesizer ,Leslie Box, Rickembaker bass guitar ,Ludwig Drums.)As outras duas faixas extras (Pyaramid e Molécula) foram gravadas por volta de 1979 fim do grupo ,em estúdio caseiro,fita cassete.Eu mesmo remasterizei a última versão para este LP.Todas as músicas e letras fui eu quem compus. Num show em 1975 ou 76 , na inauguração da Concha Acústica de Campinas, tocamos ao lado dos "falecidos grupos" Burmah (Argentina) e Rock da Mortalha (São Paulo),onde numa noite mágica e inesquecível, com uma platéia de 2.000 pessoas, rolamos e deitamos até altas horas! Nesta época de sonhos ,o Spectro alcançou grande fama, e tocamos ao lado do Made in Brazil, Tutti-Frutti, etc... Ainda lembro outra banda daqui de Campinas,a Tio Mellius,sediada em Ubatuba(litoral S.P.) do meu amigo Gustavo Rebuá com grande nostalgia. Com o Spectro ganhamos um grande Festival de rock em campinas, no clube Cultura Artística, onde no Teatro Castro Mendes em 1977, fechamos novamente o primeiro lugar com a música "Reverbers ao Spectro". Resolvemos então lançar em LP nosso primeiro disco. Fomos à sede da gravadora WEA no Rio, onde faríamos um contrato final por volta de 1976.Por obra do destino, o produtor morreu num desastre de carro, e nunca conseguimos efetivar o lançamento deste LP ! Desta fórma o Spectro morreu em 1979 com o último show feito nas montanhas da cidade paulista de Brotas. Em 1983, de suas cinzas, nasceu o Alpha III Project, num show da Concha Acústica, onde conheci o baterista paulista Mauricio e um produtor executivo. O primeiro LP do Alpha III (Mar de Cristal) não foi mixado nem produzido por mim(1983), mas por uma firma de produções artísticas , e os termos foram meio fechados.Eu teria só que ir ao estúdio e gravar o som, e o restante ficaria por conta deles.A mixagem não saiu do meu gosto óbviamente.Mas era a única fórma de poder registrar meu primeiro LP, já que era uma façanha gravar um nestes períodos "primitivos".Para finalizar,hoje o relançamento do SPECTRO em CD com 2 versões( a de 1974 bônus + a de 2014 )é o único REGISTRO de Rock Progressivo gravado na cidade de Campinas nos anos 70!! Amyr Cantusio Jr (Alpha III e Spectro) vocal, teclados,letras e composições 1974-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário